A Federação e os seus Sindicatos, têm apresentado nas suas propostas reivindicativas um conjunto de matérias cujo objectivo é melhorar, não só as condições de trabalho, mas também a valorização das profissões e das remunerações, sendo que tais propostas esbarram sempre nas políticas defendidas pelos negociadores da UMP e que, como o tempo nos tem demonstrado, em nada beneficiam ou melhoram as condições dos trabalhadores. A FNSTFPS tem igualmente desenvolvido várias diligências junto do Governo, reivindicando que os trabalhadores das Misericórdias desempenham Funções Sociais do Estado e como tal devem ser englobados na esfera do Estado.
A situação vivida no sector, no que diz respeito às condições de trabalho, aos direitos laborais e aos salários, tem vindo a degradar-se de forma contínua, fazendo-se tábua rasa do reconhecimento da importância que estes trabalhadores têm no apoio às populações mais vulneráveis e nas funções que os mesmos desempenham diariamente. Neste sentido, a Federação e os seus Sindicatos consideram que urge a necessidade de uma reflexão conjunta sobre a situação vivida na UMP e nas Santas Casas da Misericórdia, pelo que irão promover o II Encontro Nacional de Trabalhadores da UMP e das Santas Casas da Misericórdia, no dia 23 de Janeiro de 2026, em Lisboa.
A realização deste encontro é a afirmação da luta dos trabalhadores em torno das suas justas reivindicações, sendo que, só com a união dos trabalhadores conseguiremos derrubar as políticas de baixos salários e de desvalorização a que estamos sujeitos ano após ano.
Ou através do telefone: 225 574 060 (chamada para a rede fixa nacional)