O Governo PSD/CDS quer impor um pacote laboral que rouba o futuro aos jovens trabalhadores e destrói direitos fundamentais conquistados ao longo de décadas. Estas são as razões que nos levam à Greve Geral:
Precariedade para a vida toda
Contratos a prazo alargados, trabalho temporário sem direitos e falsos recibos verdes tornam-se regra. Fica mais difícil ter um emprego estável e construir uma vida com segurança.
Horários de trabalho sem regras
Bancos de horas, adaptabilidade e isenção de horário passam a controlar o teu dia a dia. Adeus planeamento do teu tempo livre, dos estudos e da vida familiar. Até o horário flexível para quem tem filhos pequenos fica em risco.
Salários ainda mais baixos
O Governo quer permitir o pagamento dos subsídios de férias e Natal em duodécimos, mascarando a miséria salarial e dificultando a tua gestão financeira mensal.
Facilita despedir, dificulta defender-te
Os trabalhadores perdem o direito de defesa em processos disciplinares. Despedimentos sem justa causa tornam-se mais fáceis.
Direitos coletivos sob ataque
Querem enfraquecer a contratação coletiva e limitar o direito à greve, retirando força a quem trabalha e facilitando a exploração.
É a nossa geração que está na linha da frente deste ataque.
Por isso, a tua participação é decisiva.
No dia 11 de dezembro, defendemos o emprego, o tempo, os direitos e o futuro. Defendemos a vida que queremos viver — não a que querem impor.
O teu lugar é na Greve!